quinta-feira, 2 de abril de 2009

RELACIONAMENTOS

RELAÇÃO DE AMOR E ÓDIO
Terminei de ler o livro da Marilia Gabriela jornalista apresentadora de tv, em que fez entrevistas com mulheres que sofrem muito por amor.
Amor não pode ser sofrimento quando amor se transforma em sofrimento é porque não é amor.Pode ser uma maneira doentia e neurótica de amar.
Maria Gabriela participou de um grupo de desabafo de mulheres que amam demais.
Fiquei tocada com o livro e faço meus questionamentos em cima dessas entrevistas.Porque não é só as mulheres que sofrem ao terminar um relacionamento.Homens também sofrem e muito.
Conheci um homem com 45 anos o nome é trocado,.John que é brilhante, em sua profissão e que já possui muito sucesso financeiro se diz aniquilado com o término da relação.O que se passa então??
Ele quer que a mulher morra, ou quer matar a esposa...Porque tem que pagar 2.000 por mes de pensao sendo que tem uma filha de 5 anos.
-tento convence-lo que o dinheiro é para o nível social, de sua filha.Ele parece não me ouvir cego pelos sentimentos.
Homens que como o do noticiario da TV jogam o avião em uma parede para não ter que viver uma separação. Homens e mulheres podem ter relacionamentos disfuncional.
O que é isso??
Podem amar e odiar ao mesmo tempo.Essas relações podem parecer perfeitas por um tempo, quando se está enamorado.Porque a sensação de completude é muito grande. Os parceiros sentem-se completos e felizes.Porem quando vem as divergencias, as discussões e os conflitos,a insatisfação e a violencia emocional,e a violência muitas vezes física.A relação pode se transformar em amor-ódio.
Se convertem em ataques selvagens,em sentimentos de abandono e de hostilidade total,Essa oscilação entre amor e ódio dando a sensaçãod e prazer e desprazer.
Essas emoções que vivem casais geralmente separados e que estão em vias de se separar, são vividos com muita intensidade.Freud diz vividos com muita catexia, muita energia investida, isto é espero que meu ex-consorte se comporte de uma maneira e recebo outro comportamento isso é vivido com muita dor.Com muita intensidade o que me faz sentir viva,Uma emoção que faz tirar da realidade.Para se sentir vivo.
É necessario parar e pensar porque odeio tanto assim??O que isso significa , ou essa pessoa ainda significa pra mim???Porque tanta angustia quando penso no passado ou porque preciso dessa adrenalina/?
Esse ciclo negativo, ocorre com frequencia entre os casais que não conseguem se expressar e falar dos sentimentos envolvidos.Fazendo perder o equilibrio, usando palavras de acusação e de sentimentos de frustação e de dor.
A dor é um sinal de que algo vai errado.
É muito mais fácil culpar o Outro, projetar a responsabilidade do fracasso da relação do que assumir e analisar junto o que foi que causou o final , a ruptura.
É mais facil ver o negativismo no outro do que eu si mesmo.Se ver realmente no espelho sem mascaras e admitir seus erros,é necessario coragem e humildade.
A fonte de negatividade em uma relação pode se apresentar atraves da possessividade, do egoísmo, ciúmes, controle, retraimento, o silencio injustificado, ressentimento não manisfestado, necessidade de ter razão sempre,insensibilidade, reclamações emocionais e manipulação, necessidade de discutir,criticar, julgar, culpar, atacar, a ira, vingança inconsciente, pode ser trazida desda a infancia provocado pela dor do passado por um pai,raiva e violência fisica.
Muito o contrário acontece quando se esta enamorado,de sua parceira.Onde tudo é satisfatório.Sentindo -se totalmente vivo, Sua existencia tem um sentido importante porque alguem depende de você, e deseja faze-lo sentir-se especial,e você sente o mes mo por ela.Quando estão juntos se sentem completos.Esse sentimento de completude pode ser tão intenso que o mundo todo não existe m,ais e não tem importancia, tudo se torna insignificante. O casal se basta por si,.se fecha num casulo, num estado totalmente satisfatório.E nessa completude onde tudo é tão perfeito não se dá conta de que há falta, carências individuais e que o mundo não é perfeito, e que as divergencias existem, e não se tem consciencia do nível de apego que se transformou em dependencia, e que atua então como uma droga, você precisa da outra pessoa para viver.A outra pessoa atua em você como uma droga que você necessita para viver,e quando apessoa esta disponivel pra vc pode leva-lo ao céu,a manipulaçãoemocional acontece então como chantagem emocional para se obter os objetivos.As acusações começam a vir, e o mêdo da perda.Se a outra pessoa o deixa, pode haver o mais forte sentimento de abandono e de frustação,hostilidade e tristeza,e desespero.
nesse momento a ternura se converte em ataque furioso descontrolado,selvagem e tristeza desesperadora.Onde está o amor agora??
POde o amor trocar de lado?? para o outro lado??Era o amor desde o começo ou uma relação de dependencia???

Para nos curarmos desse tipo de relação.Temos que ser abertos, transparentes e termos dialogos verdadeiros.Honestos abertos e respeitosos.